Cálculo Certo

Título de eleitor digital: Passo a passo de como baixar o e-Titulo

By
Foi lançado no final do ano de 2017 o E-Título, ou Título de eleitor digital. Este será um grande avanço para as eleições no Brasil, no quesito facilidades. O E-titulo poderá substituir o titulo de eleitor já no ano de 2018. 




O que é titulo de eleitor digital? 

O título de eleitor digital é uma versão eletrônica do título de eleitor. E vai poder ser apresentado no dia da votação. Usar a ferramenta é muito fácil, basta baixar o E-Título na AppStore (iOS) ou na PlayStore (Android). 

Na página Inicial, o eleitor vai precisar informar o nome completo, data nascimento, numero de inscrição do título de eleitor, nome da mãe, e nome do pai. 

Pronto, o aplicativo já poderá ser utilizado normalmente. A ferramenta vai contar com os mesmos dados do documento impresso. Além de informar a situação do eleitor, se ele está quite com a justiça eleitoral, e se já fez o recadastramento biométrico. Pelo e-Título é possível consultar o local de votação. 

Além disso, um QR Code pode ser gerado para cruzar informações apresentadas no aplicativo, com a base de dados da justiça eleitoral. Tudo para dar mais segurança ainda a via eletrônica do título de eleitor e validar o cadastro. 


Como tirar o título de eleitor digital? 

Para tirar o título de eleitor digital o processo é bem simples, vamos explicar em detalhes para você: 

1. Primeiramente é necessário baixar o aplicativo no seu Smartphone, pesquise na loja virtual por e-Título, produzido pela justiça eleitoral brasileira. 
2. Após isso deverá inserir o Seu nome, data de nascimento, número do título eleitoral, nome do pai e nome da mãe. Seu título será validado para acesso. 
3. Ao acessar pela primeira vez, seu documento ficará arquivado. Aparecerão suas informações, se você está quite com a justiça eleitoral. Também sua situação eleitoral e se você já realizou recadastramento biométrico. 
4. Você possui a opção de ver onde votar também, com o local e data. 

Benefícios do título eleitoral digital 

Antes de tudo a facilidade de não se esquecer de seu título. Vamos ser sinceros, hoje em dia é mais fácil esquecer a carteira do que o Smartphone, não é mesmo? Uma das ideias é que futuramente possa se justificar votos pelo app. Ou seja, uma mão na roda para quem não estará em sua cidade de origem, e precisa justificar. 


E ainda tem seu papel de sustentabilidade, não é mesmo? Uma vez que não precisará imprimir mais o papel, isso ajudará o meio ambiente. 

O e-Título vai substituir o título de eleitor físico? 

Não. Ele não vai substituir o título físico, você poderá escolher qual utilizar. No caso do título de eleitor digital, ele já virá com fotos, então não haverá necessidade de apresentar outro documento. 

No caso do título impresso, será necessário continuar apresentando documento oficial com foto para identificação. Fica a critério do eleitor, porém a biometria sim será obrigatória. 

E ai, já tirou seu título de eleitor Digital? O que está esperando? Viu como o processo é simples e rápido? Em poucos minutos você estará com ele em seu smartphone. Mas não se esqueça de agendar seu recadastramento biométrico, uma vez que ele já está se tornando obrigatório.



0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.