ID estudantil foi lançado! O governo apresentou a carteira digital do estudante. Ela trará diversos benefícios e é gratuita, veja a seguir.
Na última sexta (6) desse mês de setembro de 2019, o governo apresentou a nova ID estudantil. Assim, com esse novo documento os estudantes terão acesso a diversos eventos pagando somente meia entrada.
Além disso a sua emissão é facilitada e totalmente gratuita. De acordo com o governo a intenção é acabar com a burocracia e diminuir os custos para os estudantes. Pois atualmente é cobrado um valor de R$ 35 para a emissão da carteira. Acompanhe esse artigo para descobrir tudo sobre a carteira digital de estudante.
ID estudantil onde usar?
A nova carteira para o estudante, a ID estudantil permitirá o acesso de seu usuário a diversos eventos. Assim, nesses eventos, será concedido o desconto da categoria “meia entrada”. Então a meia entrada consiste no benefício de pagar apenas 50% do valor do ingresso.
Para os habilitados a terem o ID estudantil, terão direito de pagar meia entrada nos seguintes eventos:
- Eventos culturais em geral
- Cinema
- Teatro
- Shows
Emissão da ID estudantil gratuita e facilitada, onde tirar a sua?
Antes do lançamento da ID estudantil, outros órgãos realizavam o serviço como por exemplo:
- UNE (União Nacional dos Estudantes)
- UBES (União Brasileira de estudantes secundaristas)
Porém essas uniões cobravam para a realização do serviço, elas ainda podem emitir, mas continuam cobrando por isso. Porém nos meios do governo essa cobrança não vai existir.
Então para você emitir a sua é muito fácil basta acessar o aplicativo pelo seu smartphone seja ele de sistema IOS ou Android. Então realizar o seu cadastro.
Caso o estudante não tenha acesso a internet, não há problemas, pois o governo também irá emitir gratuitamente. Assim, para emitir a versão física da carteira estudantil, basta ir até uma agencia da caixa.
Veja a seguir outros locais que podem emitir a carteira estudantil (ID estudantil):
- Ministério da Educação
- Associação Nacional de Pós-Graduandos
- Entidades estudantis estaduais, municipais e distritais
- Diretórios centrais dos estudantes
- Centros e diretórios acadêmicos
- Entidades de ensino e associações representativas dos estudantes, conforme definido em ato do ministro da Educação
Foi aprovada a MP - MEDIDA PROVISÓRIA Nº 895, DE 6 DE SETEMBRO DE 2019 da ID estudantil.
Assim dentro do prazo de até 180 dias, todos os estudantes estarão aptos para solicitar a sua. Assim, os prazos específicos para cada tipo de estudante possuem o seu prazo, veja a seguir:
Alunos do Ensino Superior
- Prazo para o serviço de emissão estar disponível é de 90 dias
Alunos do ensino fundamental, médio, técnico e profissional
- Prazo para o serviço de emissão estar disponível é de 180 dias
Porém antes que os prazos sejam cumpridos, como é um MP (medida provisória) é necessário aguardar o prazo para aprovação. Assim, pode levar até 120 dias para que o congresso nacional aprove a MP da ID estudantil.
Sistema Educacional Brasileiro
Nessa mesma medida provisória está sendo proposto a criação do Sistema Educacional Brasileiro.
Então aquele estudante que solicitar a sua ID estudantil também terá que autorizar o uso de seus dados escolares em um banco de dados do MEC. Assim, esse banco de dados visa acompanhar a frequência e histórico escolar.
ID estudantil: Qual validade e onde tirar?
As carteiras estudantis têm um prazo de validade, afim de permitir os benefícios apenas aqueles que realmente estão estudando. Assim os prazos apresentados pelo governo são:
- Carteiras físicas: As carteiras físicas emitidas pela Caixa Econômica Federal ou qualquer outra intuição credenciada terão o vencimento sempre dia 31 de março do mês seguinte.
- Carteiras digitais: As carteiras emitidas através dos aplicativos possuirão a validade enquanto o aluno estiver estudando. Assim serão canceladas somente quando o aluno se desvincular da instituição de ensino.
Depois de ser aprovada no congresso nacional o estudante pode solicitar a sua nas agências da caixa mais próximas. Além disso pode procurar as outras instituições que oferecem o serviço de emissão com por exemplo o Ministério da Educação e Cultura (MEC), Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Entidades Educacionais ou Diretórios centrais dos estudantes. Por fim o principal veículo para fazer a ID estudantil será através do APP.
O download pode ser feito através do sistema IOS e Android. A gratuidade é garantida através da caixa, do APP e do MEC, já as outras entidades podem continuar com a cobrança de R$ 35.
0 comentários:
Postar um comentário