Cálculo Certo

Como saber o número do NIS dos meus filhos

By
Você quer descobrir o número do NIS dos seus filhos e não sabe como? Não se preocupe! Aqui nesse artigo você encontrará tudo o que precisa saber sobre o NIS e como localizá-lo sem dificuldades.

Por algum motivo algumas escolas municipais estão exigindo o número do NIS dos seus alunos. Se for esse o seu caso, ou outro que requer conhecer esse número, você está no lugar certo!




Portanto, continue a leitura.

Você pode gostar de ler também:

O que é o número do NIS?

NIS é a sigla para Número de Identificação Social, é um número de cadastro para pessoas que serão beneficiadas por algum projeto social e ainda não possuem cadastro no PIS (Programa de Integração Social).

É administrado pela Caixa Econômica Federal. 

Tendo o número do NIS, através do CadÚnico, os beneficiários podem se candidatar aos programas sociais do Governo Federal, exemplo: Bolsa Família, Garantia de Safra (destinado aos agricultores familiares), entre outros. 



Normalmente, o cadastro é feito nas prefeituras ou nos CRAS dos municípios.

Observação: O NIS está associado o PIS, que é o Programa de Integração Social.Sendo assim, uma pessoa que já obteve o NIS quando for trabalhar com carteira assinada, usará o mesmo número.

Como saber o número do NIS?

Esse número pode ser encontrado de várias maneiras vamos listar aqui, de forma bem simples, onde você pode consultá-lo.

Vamos lá?



  • Carteira de Identidade – o Número do NIS está presente nas versões mais atuais da Carteira de Identidade. Nesse documento, o número é aquele listado como “PIS/PASEP”;
  • Cartão Cidadão Caixa –  O Número do NIS é o número que está escrito no cartão, bem em destaque;
  • Cartão Bolsa família – Se você for Beneficiário do Bolsa Família, você também poderá encontrar o número do NIS também nesse cartão. Mas atenção! Esse número só vale para a pessoa com o nome no cartão, outros membros do grupo familiar precisam procurar esse número em seus próprios documentos;
  • Carteira de Trabalho – Esse número também está listado na carteira de trabalho - CTPS. Basta procurar na folha que mostra seus dados pessoais.
Você pode consultar o número do NIS dos seus filhos pela internet também, através do CPF. Confira abaixo.

número do nis

Como saber o número do NIS dos meus filhos? 

Siga o passo a passo abaixo para consultar o número do NIS dos seus filhos pela internet:
  • Acesse o site do "consulta cidadão" clicando aqui;
  • Preencha os três campos (nome, data de nascimento, nome da mão);
  • Selecione o estado e cidade;
  • Clica em emitir;

Seguindo todos esses passos a emissão do NIS será feita automaticamente na página que carregará.

Vale ressaltar que em determinados casos é possível que o NIS não seja emitido. É recomendável atualizar os dados cadastrais da criança, no CRAS mais próximo.
    Muito simples não é? Agora que você já sabe como consultar o número do NIS dos seus filhos e de quem mais desejar, veja a diferença agora entre NIS/PIS/PASEP/NIT, para você nunca mais se confundir.

    Consultar o número do NIS dos meus filhos pela Caixa

    Para consultar NIS pela Caixa, basta ligar no telefone 0800 726 0207 e escolher a opção Cidadão. É necessário estar com os documentos das crianças em mãos. Caso não consiga é necessário ir até uma agencia da Caixa Econômica Federal para solicitar o NIS da criança.

    Qual a diferença entre NIS/PIS/PASEP/NIT?

    • NIS é o Número de Identificação Social feito pela Caixa Econômica a quem não possui PIS e que são beneficiadas por algum projeto social como o Bolsa Família, Pronatec, Pró-Jovem e outros;
    • O PIS é o Programa de Integração Social, como já foi mencionando se anteriormente você possuía o número do NIS o número do PIS será o mesmo. É cadastrado no primeiro emprego, a parir dele o trabalhador tem direito ao abono salarial anual, seguro desemprego, FGTS. E é destinado aos trabalhadores do setor privado;
    • O PASEP é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor, tem o mesmo objetivo do PIS a diferença é que o PASEP é para funcionários públicos;
    • O NIT é o Número de Identificação do Trabalhador e é equivalente ao PIS/PASEP, a diferença é que ele é para o Contribuinte Individual.
    Esse artigo foi útil? Deixe nos comentários.


    Um comentário:

    Tecnologia do Blogger.