O governo brasileiro oferece alguns benefícios para os cidadãos, e um dos que mais movimentam a economia é o Seguro Desemprego 2018.
Vamos te falar um pouco sobre o programa e mostrar os detalhes deste benefício dedicado à classe trabalhadora brasileira.
Vamos te falar um pouco sobre o programa e mostrar os detalhes deste benefício dedicado à classe trabalhadora brasileira.
O que é o Seguro Desemprego 2018?
O Seguro Desemprego é um auxílio temporário disponibilizado pelo Governo Federal aos trabalhadores que perdem o emprego. Esse seguro tem ajudado milhões de trabalhadores a se manter financeiramente enquanto se recolocam no mercado.
Porém para receber o auxílio não basta estar desempregado. Precisa cumprir alguns requisitos básicos para fazer parte, vamos mostrar a seguir o que necessita.
Quem tem direito ao Seguro Desemprego 2018
De forma geral, o benefício contempla a classe trabalhadora que não estão trabalhando por conta de uma dispensa na empresa, porém sem justa causa. Mas o benefício sofreu alterações nos últimos anos, por isso fique atento a como requerer.
Uma das mudanças mais bruscas foi a quantidade de meses a serem trabalhados antes de fazer jus ao benefício. Antes com apenas 6 meses, o trabalhador poderia requerer o benefício, mas agora esse prazo aumentou para 12 meses. Terão direito ao benefício os trabalhadores que:
• Trabalhador com carteira registrada, que tenha sido demitido SEM justa causa. E que tenha trabalhado por 12 meses entre os 18 últimos meses.
• Pescadores em época de proibição de pesca.
• Empregados Domésticos que tenham inscrição na Previdência Social e que tenham trabalhado pelo menos 15 dos últimos 24 meses.
• Pessoas resgatadas de trabalho análogo ao de escravo.
• Empregados em processo de requalificação profissional.
Devemos dizer também que para fazer jus ao benefício não poderá gozar de outra renda que seja capaz de sustentar a família. E também não poderá estar recebendo outro auxílio da previdência exceto o auxílio-acidente e a pensão por morte.
Tabela do Seguro Desemprego 2018
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou recentemente a tabela do seguro-desemprego que entrou em vigor no dia 11 de janeiro de 2018, com base no novo salário mínimo no valor de R$ 954,00.
O calculo é bem simples, observando o valor do Salário Médio dos últimos três meses anteriores à dispensa e aplica-se a fórmula abaixo:
Informamos ainda que o reajuste das parcelas do seguro-desemprego é feito durante todos os anos pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior. Em 2017, o INPC acumulou uma alta de 2,07%.
Parcelas do Seguro Desemprego 2018
O valor do Seguro Desemprego não é pago integralmente de uma única vez. Ele é dividido entre parcelas que podem variar de 3 a 5 parcelas. A quantidade de parcelas depende da quantidade de meses trabalhados com carteira assinada.
• De 6 a 11 meses: o valor é pago em 3 parcelas;
• De 12 a 23 meses: a quantia é paga em 4 parcelas;
• De 24 a 36 meses: 5 parcelas.
Como dar entrada no Seguro Desemprego 2018
Para dar entrada ao benefício do Seguro Desemprego, o empregador precisará já ter preenchido o CAGED, já que é este documento que controla se o auxílio será recebido. Após o empregador preencher e enviar o documento, você deverá agendar para comparecer ao posto de atendimento.
Para agendar o atendimento, acesse o site de SAA - Serviço de Atendimento Agendado e preencha os requisitos solicitados. Após prosseguir deverá entrar com seus documentos.
Ao comparecer no posto de atendimento, não se esqueça de levar toda a documentação requerida que é:
Documentos necessários:
• Documento de identidade com Foto;
• CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social);
• Termo de Rescisão do Contrato de trabalho;
• Extrato comprobatório dos depósitos do FGTS;
• Cartão do PIS-PASEP e extrato atualizado ou Cartão do Cidadão;
• Requerimento do Seguro-Desemprego SD/CD (duas vias – verde e marrom);
• Três últimos contracheques dos três meses anteriores ao mês da demissão;
• Sentença judicial ou homologação de acordo (para trabalhadores com reclamação trabalhista).
E ai, tem direito a receber o benefício? Conhece algum amigo que foi demitido? Compartilhe este artigo e ajude ele a receber o Seguro Desemprego 2018 também. Nunca é demais ajudar pessoas que precisam de nossa ajuda.
0 comentários:
Postar um comentário