CNIS - Como consultar extrato e cadastro

By
O CNIS não é uma sigla tão conhecida como o PIS/PASEP por exemplo. Porém o Cadastro Nacional de Informações Sociais é bastante importante na vida do trabalhador brasileiro. 




O que é CNIS? 

O CNIS é a sigla para "Cadastro Nacional de Informações Sociais" é uma espécie de banco de dados que o Governo Federal criou no ano de 1989. Esse banco de dados foi feito para armazenar informações previdenciárias e trabalhistas dos brasileiros. Uma espécie de relatório de informações sobre o trabalhador. 

O CNIS conta com todos os vínculos de empregos a partir de 1976. Exibe remunerações mensais desde 1990 e recolhimentos individuais dos contribuintes. 

CNIS - Como consultar extrato e cadastro

Como fazer o cadastro CNIS 

Realizar o cadastro CNIS é um processo bastante simples, e pode ser realizado de duas maneiras: Pela Internet ou por alguma agência do INSS. 

1. Pela Internet - Aqui você deverá acessar o portal MEU INSS que fornece ainda acesso a diversas informações sociais. Sobre aposentadoria, salário maternidade, entre outros benefícios e agendamentos. 

2. Agência INSS - Poderá se dirigir a qualquer agência do INSS e requerer o seu CNIS. 


Como consultar o extrato CNIS

Se for se dirigir a uma agência do INSS, não se esqueça de levar seus documentos pessoais, sem eles não será possível. Basta chegar à agência, retirar sua senha e aguardar sua vez de ser atendido. 

Após ser atendido, solicite junto ao servidor público a requisição do CNIS e ele o fará, o processo é simples. E provavelmente não irá durar mais que alguns minutos. 


Se for consultar pela internet, basta acessar o site do meu INSS, como postado acima, e seguir os passos:

Passo a passo consultar o extrato CNIS

Acesse o portal, e faça o cadastro de sua Cadsenha, só com ela você poderá acessar os serviços do portal. O processo de cadastro é bastante simples e autoexplicativo, basta ler com atenção. Necessitará de algumas informações como: Nome completo, CPF, Data de nascimento, Estado de nascimento e nome da Mãe. 

Após essa primeira etapa, você receberá um código de acesso, mas é provisório. Ligue no número 135 para validar seu código. Algumas perguntas sobre seu histórico de trabalho serão feitas, basta respondê-las, e tudo certo. 

Agora poderá logar na plataforma utilizando seu CPF e senha e consultar os seguintes dados: Histórico de créditos, extrato CNIS, carta de concessão. Também é possível agendar perícia médica, entre outros.

Veja também:

Consultar dados cadastrais do trabalhador 

O eSocial é um programa do Governo Federal que tem o intuito de reunir informações enviadas desde o empregador aos trabalhadores que prestam serviços remunerados. 

O sistema de "Consulta Qualificação Cadastral" possibilita ao usuário confirmar se o Cadastro de Pessoa Física-CPF e o Número de Identificação Social-NIS (NIT/PIS/PASEP) estão preparados para serem utilizados no eSocial. 

Para consultar os dados cadastrais do trabalhador basta acessar o site do eSocial e fornecer Nome, Data de nascimento, CPF e NIS. 

Para todas as outras informações, o próprio portal do Meu INSS constará todas as informações, portanto agora você já sabe como proceder. Não perca mais tempo, acesse o Meu INSS e faça já seu Cadastro CNIS. 

Se deu tudo certo, compartilhe este artigo, pois muitas vezes a informação não é difundida da maneira correta. Por isso muita gente não sabe de seus direitos, faça essa boa ação.




0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.