O CNIS não é uma sigla tão conhecida como o PIS/PASEP por exemplo. Porém o Cadastro Nacional de Informações Sociais é bastante importante na vida do trabalhador brasileiro.
O que é CNIS?
O CNIS é a sigla para "Cadastro Nacional de Informações Sociais" é uma espécie de banco de dados que o Governo Federal criou no ano de 1989. Esse banco de dados foi feito para armazenar informações previdenciárias e trabalhistas dos brasileiros. Uma espécie de relatório de informações sobre o trabalhador.
O CNIS conta com todos os vínculos de empregos a partir de 1976. Exibe remunerações mensais desde 1990 e recolhimentos individuais dos contribuintes.
Como fazer o cadastro CNIS
Realizar o cadastro CNIS é um processo bastante simples, e pode ser realizado de duas maneiras: Pela Internet ou por alguma agência do INSS.
1. Pela Internet - Aqui você deverá acessar o portal MEU INSS que fornece ainda acesso a diversas informações sociais. Sobre aposentadoria, salário maternidade, entre outros benefícios e agendamentos.
2. Agência INSS - Poderá se dirigir a qualquer agência do INSS e requerer o seu CNIS.
Como consultar o extrato CNIS
Se for se dirigir a uma agência do INSS, não se esqueça de levar seus documentos pessoais, sem eles não será possível. Basta chegar à agência, retirar sua senha e aguardar sua vez de ser atendido.
Após ser atendido, solicite junto ao servidor público a requisição do CNIS e ele o fará, o processo é simples. E provavelmente não irá durar mais que alguns minutos.
Se for consultar pela internet, basta acessar o site do meu INSS, como postado acima, e seguir os passos:
Passo a passo consultar o extrato CNIS
Acesse o portal, e faça o cadastro de sua Cadsenha, só com ela você poderá acessar os serviços do portal. O processo de cadastro é bastante simples e autoexplicativo, basta ler com atenção. Necessitará de algumas informações como: Nome completo, CPF, Data de nascimento, Estado de nascimento e nome da Mãe.
Após essa primeira etapa, você receberá um código de acesso, mas é provisório. Ligue no número 135 para validar seu código. Algumas perguntas sobre seu histórico de trabalho serão feitas, basta respondê-las, e tudo certo.
Agora poderá logar na plataforma utilizando seu CPF e senha e consultar os seguintes dados: Histórico de créditos, extrato CNIS, carta de concessão. Também é possível agendar perícia médica, entre outros.
Veja também:
Veja também:
Consultar dados cadastrais do trabalhador
O eSocial é um programa do Governo Federal que tem o intuito de reunir informações enviadas desde o empregador aos trabalhadores que prestam serviços remunerados.
O sistema de "Consulta Qualificação Cadastral" possibilita ao usuário confirmar se o Cadastro de Pessoa Física-CPF e o Número de Identificação Social-NIS (NIT/PIS/PASEP) estão preparados para serem utilizados no eSocial.
Para consultar os dados cadastrais do trabalhador basta acessar o site do eSocial e fornecer Nome, Data de nascimento, CPF e NIS.
Para todas as outras informações, o próprio portal do Meu INSS constará todas as informações, portanto agora você já sabe como proceder. Não perca mais tempo, acesse o Meu INSS e faça já seu Cadastro CNIS.
Se deu tudo certo, compartilhe este artigo, pois muitas vezes a informação não é difundida da maneira correta. Por isso muita gente não sabe de seus direitos, faça essa boa ação.
0 comentários:
Postar um comentário