Carteira de Trabalho Digital - (CTPS Digital)

By
Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital), saiba o que é, como fazer.

Que estamos em uma era digital, não é segredo pra ninguém, por isso, até mesmo os documentos têm se adaptado ao meio digital.







Agora temos também a Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital). 

O que é Carteira de Trabalho Digital? 

Já sabemos que a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para qualquer pessoa que preste algum tipo de serviço, independente de onde seja. 

No intuito de modernizar esse acesso às informações, o Ministério do Trabalho lançou a Carteira de Trabalho Digital. Que é apenas uma extensão da CTPS convencional, porém está disponível para as plataformas Android e iOS. 

A Carteira de trabalho Digital vai substituir a CTPS Física? 

Não. Pelo menos inicialmente CTPS Digital não irá substituir sua Carteira de Trabalho física. Porque para requerer alguns benefícios trabalhistas ainda é obrigatória a apresentação da caderneta física. A CTPS Digital será apenas uma extensão de consulta da CTPS impressa. 


Como tirar a Carteira de Trabalho Digital 

Para emitir a Carteira de Trabalho Digital basta acessar o site do Ministério do Trabalho. Ela demora cerca de 20 Minutos, já que as informações profissionais ficam ligadas a um sistema que armazena todo o seu histórico profissional. 


Pode ser feito também diretamente pelo Aplicativo, que é baixado na loja virtual do seu aparelho. Após realizar o download do app no seu smartphone, basta selecionar a opção primeiro acesso e seguir os passos. 

Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital)

Quais os benefícios 

É fato que a Carteira de Trabalho Digital trará alguns benefícios aos cidadãos brasileiros, alguns deles são: 

• Agilizar o atendimento nos locais físicos; 
• Reduzir o tempo médio de atendimento; 
• Acesso mais rápido a todas as informações trabalhistas; 
• Agilidade para solicitação da CTPS física; 
• Integração nas bases de dados do Ministério do Trabalho; 

Como baixar a CTPS Digital Passo a passo 

Antes de acessar sua CTPS Digital você precisa obter sua senha no Cidadão Br. Se você ainda não possui a senha, pode acessar aqui ou fazê-lo diretamente do Aplicativo da CTPS Digital. 

Ao acessar o Cidadão BR, precisará informar alguns dados: Nome, CPF, Data de Nascimento, Local de Nascimento, Nome da mãe. 

As informações concedidas serão validadas junto ao CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). Se estiverem corretas, você vai ser redirecionado para responder um questionário que envolve seu histórico laboral. 

Se não acertar pelo menos 4 das 5 perguntas que serão feitas, você não conseguirá dar sequência. Caso acerte, vai receber uma senha provisória, que você deverá alterar no primeiro acesso ao sistema. Se houver erros na resposta das perguntas, aguarde 24 horas para tentar de novo, ou poderá contatar a central 135 solicitando auxílio. 

Após finalizar, receberá o código de acesso, que será utilizado junto ao CPF para acessar o App da CTPS Digital. 

O que é o Portal Cidadão BR 

O Portal Cidadão BR é um sistema de autenticação e identificação do cidadão brasileiro. A plataforma consegue identificar e conceder a senha de acesso para a utilização de diversos serviços governamentais. Um desses serviços é a CTPS Digital, e tudo isso é feito de forma remota, ou seja, não presencial. 

Ainda restou alguma dúvida? Acesse o site do Ministério do Trabalho e confira tudo. Lá possui um questionário com as perguntas mais solicitadas e suas respectivas respostas. Se nós o ajudamos de alguma forma, não deixe de compartilhar este artigo.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.