Cálculo Certo

Tudo sobre a Reforma Trabalhista

By
A Reforma Trabalhista 2017 acontece quando a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) completa 74 anos de regulamentação das relações individuais e coletivas do trabalho.

De acordo com o site ,a data, que foi marco histórico em 1943 por estabelecer pela primeira vez direitos importantes aos trabalhadores, passa agora por mais um momento simbólico no País, a modernização dos direitos trabalhistas.

Reforma Trabalhista - História

Na primeira metade do século XX, os operários trabalhavam em fábricas onde havia grande oferta de mão de obra e condições adversas de trabalho A jornadas de trabalho eram exageradas e os salários baixíssimos.

Veja mais:


As relações de trabalho eram decididas pela diretoria das empresas e o trabalhador era bastante prejudicado e as vezes a relação de trabalho chegava bem próxima a escravidão.

Com o tempo, movimentos sociais e sindicais, especialmente no Sudeste do país (Rio e São Paulo), iniciaram uma luta pelos direitos dos trabalhadores pedindo, inicialmente, a redução da jornada, aumentos salariais e melhores condições do ambiente de trabalho.

Primeiras normas

A partir da Revolução de 1930, o governo de Getúlio Vargas começou a editar as primeiras normas de proteção aos trabalhadores.

Vargas nomeou, então, uma comissão para estudar e organizar o anteprojeto de uma norma destinada a unificar a legislação trabalhista. Surgiu daí um texto consolidado, que deu origem à CLT, aprovada com o Decreto-Lei 5.452, de 1º de maio de 1943.

Argumentação do Presidente Temer

A Reforma Trabalhista é defendida pelo governo Temer como uma forma de corrigir distorções nas leis e emendas que criam interpretações gerando inúmeros processos na justiça. O governo acredita ainda que a reforma vá facilitar contratações e flexibilizar a legislação.

Tudo sobre a Reforma Trabalhista

Já os que são contra a reforma acreditam que essas mudanças irão desestabilizar ainda mais o mercado de trabalho e enfraquecer consideravelmente a Justiça trabalhista num prejuízo sem precedentes, principalmente para trabalhador.

Texto foi aprovado em abril de 2017

O texto da proposta de Reforma Trabalhista (PL 6787/16) foi aprovado no plenário da Câmara dos Deputados no dia 27 de abril de 2017. O presidente Michel Temer (PMDB) afirmou em pronunciamento do Dia do Trabalho, divulgado pelo Palácio do Planalto pelas redes sociais que as mudanças na legislação vão garantir os direitos trabalhistas a todos os trabalhadores e harmonizar as relações de trabalho.

Leia o pronunciamento de Temer na íntegra:

"Meus amigos, minhas amigas, O 1º de maio deste ano marca um momento histórico. Iniciamos nova fase, uma fase em favor do emprego.

Estamos fazendo a modernização das leis trabalhistas e você terá inúmeras vantagens. Primeiro, vamos criar mais empregos.
Segundo, todos os seus direitos trabalhistas estão assegurados. Com a modernização trabalhista aprovada pela Câmara dos Deputados, a criação de postos de trabalho, inclusive para os jovens, ocorrerá de forma muito mais rápida.

A nova lei garante os direitos não só para os empregos diretos, mas também para os temporários e terceirizados. Todos com carteira assinada.

Portanto, concede direitos àqueles trabalhadores que antes não tinham. Empresários e trabalhadores poderão negociar acordos coletivos de maneira livre e soberana. O diálogo é a palavra de ordem
Além de mais empregos, o resultado será mais harmonia na relação de trabalho, e, portanto, menos ações na Justiça.

As empresas que pagarem salário diferente para homens e mulheres que exercem a mesma função em locais idênticos de trabalho, serão punidas.

O salário há de ser o mesmo. O mesmo vale se houver discriminação salarial relacionada à etnia, nacionalidade ou idade.

Há menos de um ano recebemos um país com muitos milhões de desempregados. O desemprego ainda persiste, mas estamos trabalhando o tempo todo para mudar esse quadro: baixamos a inflação de 10,7% o ano para 4,5 % ao ano.

A área econômica está recuperando a confiança do país. Isto significa que você terá a abertura de mais empregos muito brevemente.

Finalmente, ao cumprimentar o trabalhador, trago essa mensagem de otimismo e harmonia entre todos os brasileiros. É com trabalho que vamos vencer nossas dificuldades. Os resultados já começam a aparecer.

"Acredite no Brasil, acredite na força de cada um em transformar o nosso País. Muito obrigado e bom trabalho."

3 comentários:

  1. Olá,
    Isto é para informar o público em geral que a Sra. Henrietta Fernando, credor de crédito privado respeitável, abriu uma oportunidade financeira para todos os que precisam de alguma ajuda financeira. Você precisa de um empréstimo? Você precisa de dinheiro urgente para resolver um problema de emergência? Ou você precisa de um empréstimo para limpar suas dívidas ou financiar seu projeto? Você foi rejeitado por bancos e outras agências financeiras? Não procure mais, porque estamos aqui para todos os seus problemas financeiros. Oferecemos empréstimos benéficos rápidos e confiáveis a taxa de juros de 2% para pessoas, empresas e sociedades, independentemente da nacionalidade do cliente ou do histórico de crédito. Nossos termos e condições e claros e muito compreensíveis.
    Não é necessária nenhuma verificação de crédito, 100% garantida.

    Envie-nos um e-mail para: ([email protected])

    ResponderExcluir
  2. trabalhem com muitos menos benefícios das empresas!!! Bom trabalho...

    ResponderExcluir
  3. trabalhem com muitos menos benefícios das empresas!!! Bom trabalho...

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.