Cálculo Certo

Calendário PIS 2016

By

Calendário PIS 2016 -O que você precisa saber para receber o pagamento do PIS 2016-2017, rendimento do PIS ou abono salarial. Pagamento do PIS começa dia 28 de julho para quem não tem conta na Caixa. Veja abaixo o calendário PIS 2016 completo.

O Programa de Integração Social (PIS) serve para garantir alguns benefícios ao trabalhador do setor privado. Há duas formas de se receber o benefício: os rendimentos ou o abono salarial.



Instituído através da Lei Complementar n°7/1970, com objetivo de integrar o empregado junto ao desenvolvimento da empresa do setor privado, o PIS é pago todo ano conforme um calendário pré-estabelecido pelo governo federal. Quem realiza o pagamento é a Caixa Econômica Federal através da poupança ou conta corrente daqueles que são clientes do banco ou por meio do cartão cidadão para os que não possuem nenhum desses dois tipos de serviços oferecidos pelo banco.

O valor pode ser retirado nos terminas eletrônicos da Caixa, em suas agências, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.

Já quem não possui o Cartão Cidadão pode realizar o saque nas próprias agências mostrando um documento de identificação.
Calendário PIS 2016

PIS 2016

O PIS relacionado a 2016 começas a ser pago a partir de julho de 2016, e seguirá até 30 de junho de 2017.

Valor do PIS 2016

R$ 880,00 (um salário mínimo vigente), é o valor a que o abono pode chegar. Segundo a Lei 13.134 de 16 de junho de 2015, o modelo de cálculo para saber qual o número exato é feito dividindo-se o salário minimo atual em doze e depois multiplicando-se o resultado pela quantidade de meses que foram trabalhados no ano base. Acima de 15 dias já considera-se como mês trabalhado.

Os rendimentos do PIS são calculados de modo diferente, tendo como base a regulamentação existente entre 1971 até 04/10/1988. Nessa época os trabalhadores recebiam das empresas os valores depositados no programa. Aqueles que ficaram com saldo dessa época recebem todo ano os rendimentos desse valor, podendo sacá-lo em conjunto ao abono salarial.

Caso o valor dos rendimentos não seja sacado, ele é revertido e acrescentado ao saldo de cotas. Já o valor do abono retorna ao Fundo de Amparo do Trabalhador – FAT.

Calendário do PIS 2016

As datas de pagamento do benefício são organizadas pelo CODEFAT (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador). O calendário de recebimentos do PIS 2016 já foi divulgado e veja abaixo as datas de pagamento que começa dia 26 de julho para quem tem conta na Caixa.
Calendário PIS 2016

Critérios para recebimento do abono

Para receber o abono, o trabalhador necessita ter feito atividade com remuneração, de modo contínuo ou não, por pelo menos 30 dias no ano-base. Deve ter prestado esses serviços para empresas registradas (pessoa jurídica), tendo obtido como remuneração média aproximadamente 02 salários mínimos.

Também precisa ter cadastro no programa por pelo menos 5 anos, e ter seus dados profissionais informados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Esse procedimento de informar é de responsabilidade da Pessoa Jurídica que empregou os serviços do trabalhador.

Para retirar os rendimentos, além de ter participado do programa no tempo mencionado acima, o trabalhador deve conferir neste link as condições e documentações necessárias para isso.
Para mais informações, ligue para a central de atendimento Caixa ao Cidadão no número 0800 726 0207.

Você pode também consultar o site oficial da Caixa sobre o programa ou, caso deseje, ir até uma de suas agências.

19 comentários:

  1. Oi fui registrada dia 1 de julho de 2011 ano passando trabalhei de março até atualmente tenho direito ao pis ?

    ResponderExcluir
  2. Oi fui registrada dia 1 de julho de 2011 ano passando trabalhei de março até atualmente tenho direito ao pis ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você possivelmente recebe somente ano base 2016, pagamento 2017, devido este ano estar fazendo 5 anos;

      Excluir
  3. como fica o abono do ano passado reçebe guando que mes ou nao vao pagar e direito de todos saber

    ResponderExcluir
  4. Não recebi meu Pis em 2015, infelizmente tiraram meu direito e o de muitos trabalhadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edney Mozart, seu PIS 2015, esta sendo pago no calendario de 2016/2017, o PIS 2014, foi pago entre 2015 segundo semestre e primeiro semestre 2016;

      Excluir
  5. Minha carteira tá assinado desde 2012 faz 4 anos e 9 meses eu tenho direito o PIS de 2016

    ResponderExcluir
  6. Minha carteira foi assinada desde 01/03/2012, eu queria saber se no ano de 2017 , sendo que no dia 01/03/2017 faz cinco anos de registro terei direito no PIS 2017, nasce em 21/11 aguardo que me respondem obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo lembre-se que pra você receber o PIS, não depende somente da sua carteria ter sido assinada, mas que sua empresa tenha informado corretamente seus dados ao ministerio do trabalho e previdencia social, porem se você faz 5 anos de em 2017, provavelmente seu PIS, sera pago somente em 2018, e lembre-se que você tem que ter trabalho os 12 meses de 2017 para que assim o receba;

      Excluir
  7. Muito tem se ouvido sobre o Golpe, para mim esse é um VERDADEIRO GOLPE, esperamos o ano todo por esse PIS, e mais uma vez vamos receber no ano seguinte, isso é que é GOLPE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente Sr. Anderson Guilherme, concordo plenamente contigo;

      Excluir
    2. Olá, como você está ? Eu tenho um capital que pode ser usado forneceu financiamento a curto ou a longo prazo, para qualquer pessoa em necessidade. Por favor contacte-me se você está interessado em mail:[email protected]

      Excluir
  8. Eu tenho conta na caixa,meu PIS vai cair lá,caso eu não saque ele,ele seria revertido ao FAT?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele será sacado somente em caso de invalidez, doenças, ou morte por sua esposa, existe outros motivos, mas não tenho de cabeça para lhe responder;

      Excluir
  9. No ano de 2015 tive um período em que estive empregada em duas empresas ao mesmo tempo, na carteira mais salários eram 1000 e 930, mas recebia menos no holerite com os descontos. Quais são os valores que contam para receber ou não o pis? Os da ctps ou os que constavam no holerite? Lembrando que fiquei nessa situação por três meses, e trabalhei praticamente o ano todo com carteira assinada recebendo menos de dois salários.

    ResponderExcluir
  10. Ola sou pensionista do inss tenho direito ao pis?

    ResponderExcluir
  11. NUNCA RECEBIR ESTE BENEFICIO TENHO MAS 8 ANOS DE PIS EM 2016 TRABALHEI EM 03 EMPRESAS MEDIA DOS MEUS SALARIOS F0RAM 1.230,00 POR QUE NÃO TENHO DIREITO

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.