Cálculo Certo

PIS 2015 - Convênio PIS empresa

By
O Programa de Integração Social (PIS) é um dos mais importantes destinados aos trabalhadores da iniciativa privada, que antes do surgimento desta medida, ficavam muito desamparados em algumas questões trabalhistas. Este benefício vem em forma de um abono salarial. Para aqueles trabalhadores que foram cadastrados até 04/10/88, é possível solicitar ainda o saque de uma cota específica, acumulada na legislação antiga do programa. 


O abono salarial é um valor que soma um salário mínimo, sendo de exclusividade para aqueles trabalhadores que atendam as seguintes características:
  • Ter seu cadastro no PIS por pelo menos cinco anos (mínimo).
  • A remuneração média (por cálculo ponderado) deve ser de até dois salários mínimos mensais, ou seja, soma-se todos os rendimentos e divide-se pela quantidade de meses, para se saber uma média de cada mês individualmente.
  • No ano em questão, o trabalhador deve ter trabalhado por pelo menos 30 dias, com carteira assinada. Este trabalho não precisa ser em 30 dias consecutivos.
  • Ter seus dados informados e enviados pelo empregador.
Para ter direito ao PIS 2015 o trabalhador deve atender a todas as solicitações citadas acima.
PIS 2015 Convênio PIS Empresa

PIS 2015 - Convênio PIS empresa

A empresa também tem uma grande tarefa em relação ao PIS, pois é ela quem deve enviar as informações de seus trabalhadores para a Caixa, tendo em vista que a instituição financeira vai processar esses dados e conferir se tudo está dentro das exigências. Para fazer este envio do PIS Caixa, é muito fácil, bastando o empregador fazer o recolhimento das informações de seus funcionários, como o número do PIS de cada um, que já deve estar cadastrado junto ao programa. 

Após fazer isso, surgem duas opções: Fazer o envio individual de cada funcionário ou cadastrar todos em lote, sem precisar estar fazendo o processo para cada trabalhador.

Todo trabalhador que é empregado em empresa que tem o convênio PIS Empresa recebe o abono salarial do PIS na folha de pagamento, ou seja recebe junto com o salario entre julho e agosto

Cadastro empresa - Internet

As empresas podem estar fazendo os cadastros individuais através da internet, bastando ir até uma agência Caixa e fazer a solicitação, que deve ser atendida em até cinco dias. Após isso, é liberado um login no Sistema de Cadastro de Empresas.

Cadastro em lote

Esse cadastro é feito através do novo sistema da Caixa, o Conectividade Social ICP, que é um programa instalado de forma gratuita para as empresas, onde o empregador pode estar fazendo o envio de todas as informações trabalhistas que necessitam ser encaminhadas para a Caixa. Esse sistema foi remodelado para ser mais seguro e para permitir a comodidade do contratante estar agilizando as informações burocráticas diretamente de sua empresa, sem precisar estar se dirigindo as agências Caixa.

Conclusão PIS 2015 - Convênio PIS empresa

Para quem trabalha em empresa que tem o Convênio PIS Empresa receberá o PIS 2015 junto com o salário, em folha de pagamento entre os meses de julho e agosto, caso a empresa não seja optante do PIS Empresa, o trabalhador deve ver o calendário do PIS 2015 e ver a data de pagamento do beneficio do PIS 2015 no valor de R$ 788,00.

11 comentários:

  1. O governo vai pagar o de 2014,2015 em 2016 pra quem e de janeiro fevereiro e marco ou vão ser passados pra trás??

    ResponderExcluir
  2. Pra quem tem conta corrente e poupança pode optar pelo recebimento PIS EMPRESA. 2015

    ResponderExcluir
  3. quem recebe pela empresa mas é nascido em fevereiro tbm vai receber só no ano que vem?

    ResponderExcluir
  4. quem recebe pela empresa mas é nascido em fevereiro tbm vai receber só no ano que vem?

    ResponderExcluir
  5. quem recebe pela empresa e faz aniversario em fevereiro tbm vai receber só ano que vem

    ResponderExcluir
  6. quem recebe pela empresa e faz aniversario em fevereiro tbm vai receber só ano que vem

    ResponderExcluir
  7. quem tem conta corrente,vai cair na conta igual a todo ano que cair logo quando comeca a paga ?

    ResponderExcluir
  8. Oi boa tarde! em 2006 a 2008 trabalhei de carteira assinada, nesse período recebi o pis, fiquei alguns anos sem trabalhar, atualmente trabalho de contrato sem carteira assinada pela prefeitura faço aniversário dia 17/09 e gostaria de saber se tenho direito ao pis.

    ResponderExcluir
  9. Oi boa tarde! em 2006 a 2008 trabalhei de carteira assinada, nesse período recebi o pis, fiquei alguns anos sem trabalhar, atualmente trabalho de contrato sem carteira assinada pela prefeitura faço aniversário dia 17/09 e gostaria de saber se tenho direito ao pis.

    ResponderExcluir
  10. como vou receber meu pis se a empresa não tem convênio com a caixa e declarou a rais atrasado, no caso, exatamente no mês m que eu deveria ter recebido?

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.